terça-feira, 15 de julho de 2008

recomentando - Saramago -

Postei alguns do trecho do livro do José Saramago “JANGADA DE PEDRA”. Para que se tenha uma idéia do quanto gosto dele faço uma adaptação de uma frase que li há um tempo: Não chame o que Saramago faz de literatura, porque o que ele faz é superior.

Irei falar algumas particularidades, ao invés, de tentar fazer uma crítica, análise ou qualquer outro tipo de comentário da obra deste escritor português.

Acredito que o melhor livro dele é “Ensaio sobre a Cegueira”, li outros três, entre eles o “Intermitências da Morte” e acho que dificilmente ele vai escrever algo melhor, pois “Ensaio...” é excelente. Porém aconselho muito que conheçam mais das obras dele.

Os livros dele não são traduzidos para o português falado no Brasil, por isso é comum encontrar palavras como “tecto”( deveria lembrar de outras, mas não lembro, perdão.) Contudo, isso não interfere na leitura.

Ele gosta muito do Brasil, por exemplo, exigiu que na adaptação para o cinema do “Ensaio sobre a Cegueira” fosse gravadas cenas no Brasil.

Ah! Os livro deles fazem você parar a leitura e dizer coisas como : genial! Excelente! (pelo menos isso acontece comigo, falo que ele É O CARA, às vezes)

No post anterior coloquei alguns trechos significativos do livro ( é ruim escolher pouco, dá vontade de colocar o livro inteiro)

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente Saramago é uma jóia da literatura moderna. Outro que recomendo muito é Memorial do Convento, um romance fictício até intrigante, sobre um contexto histórico muito marcante do Portugal setecentista.