quarta-feira, 16 de julho de 2008

recomentando - motivações políticas

Carta do leitor Moacy Pinto da Silva – Terça Feira, 15 de julho de 2008 – pg.2)

“Fico feliz em saber, através do ValeParaibano do último domingo, que nesse ano eleitoral a oferta de bolsas pelo ProUni aumentou em nossa região, dando seqüência na espiral de crescimento que vinha mantendo.Afinal, temos eleições de 2 em 2 anos e os nos programas e boas iniciativas governamentais não podem sofre solução de continuidade por isso! Não é mesmo?

Duro é a gente ver uma prefeitura como a de São José (dos Campos), fazer “Fonte Luminosa” no centro, numa avenida com grande movimento de carros, às vésperas da eleições, enquanto não consegue, ou não quis, solucionar, em 12 anos, problemas como o do transporte, da saúde e os relativos à oferta e qualidade da educação básica no município.”

Antes alguns esclarecimentos:

ValeParaibano é um jornal que circula na região do Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo.

São José dos Campos é a principal cidade, em termos econômicos, desta região. Ela é governada pelo PSDB há 12 anos, 8 de gestão do senhor Emanuel Fernandes e 4 do senhor Eduardo Cury.

Agora “recomentando”:


Não sou um fã do ProUni, ele tem alguns pontos positivos e outros negativos, e como é comum de ser feito no Brasil supervalorizam-se os acertos e não se faz nada para concertar os erros.

Concordo com o ator da carta, realmente é “duro” quando percebemos no que estão focadas as atenções de alguns políticos.

Este mesmo prefeito das fontes fez uma reforma no hospital público de São José. Ele construiu uma nova fachada, a qual lembra em muito as fachadas dos belos hospitais particulares. Mas não se deu ao trabalho de produzir uma melhora significativa na qualidade de atendimento e nem de fazer um investimento que diminuísse as filas. Porém que vê de fora fica com uma impressão excelente da saúde pública da cidade.

Um professor meu disse certa vez: “Quase nenhum político se preocupa muito em reformar as redes de esgoto, sabe por quê? Porque ninguém vê. Construir estradas e pontes chama muito mais atenção!”

Não vou terminar fazendo uma crítica ao prefeito desta cidade e só abordei este assunto por acreditar, sinceramente, que existem muitos outros políticos preocupados em “em construir estradas”.

O erro, provavelmente, ( não sou o dono da verdade -sério?- ), está em nós, já que eles (os políticos) sabem para aquilo que nós vamos olhar, ou não? O que aconteceria se eu e você mudássemos de ponto de vista?

2 comentários:

Anônimo disse...

muito inteligente sua visão!
o PROUNI é realmente muito falho, pois as instituições fazem de tudo para não dar a bolsa ao aluno selecionado (através de uma complexa burocracia). vale lembrar, aliás, que todo ano sobram milhares de bolsas. estranho, não?
quanto aos políticos, melhor não comentar... parece que só em ano de eleição eles lembram porque estão no poder. lembram devido ao interesse deles, né? :S

Unknown disse...

Muito bom. Minha cidade é muito menor que a sua e os problemas são os mesmos. O prefeito atual, do PT, não fez nada em quatro anos, a cidade só piorou e agora o dito cujo resolveu fazer umas obras na principal avenida da cidade, claro, todo mundo passa por lá e vê! É tudo uma vergonha. E o povo caí.