quinta-feira, 17 de julho de 2008

recomentando- O Paradoxo da Espera do Ônibus

Bem, hoje vou postar vídeo.

È um curta metragem chamado “O paradoxo da espera do ônibus”. Vi há um tempo e achei muito bom, provavelmente não só o único que pensa assim, afinal essa produção com animação de Christian Cassellii , desenhos de Gabriel Renner e narração de Chico Serra já possui mais de 200 mil visualizações no youtube.

O título transmite uma idéia interessante e que, segundo acredito, consegue despertar certa curiosidade naqueles que param para refletir um pouco sobre o significado dele. Praticamente todo mundo já ficou parado em ponto esperando um ônibus e é consenso que esta é uma experiência, digamos, nada prazerosa. O título do vídeo se propõe a demonstrar uma opinião contrária à comum, apresentar um contra-senso, uma contradição, pois fala sobre um paradoxo e as propostas listadas antes da preposição adversativa e após o verbo que poderia ser substituído por explanar, são algumas das acepções pertencentes ao vernáculo paradoxo.

É sempre bom pensarmos nas coisas que nos acontecem sob uma ótica diferente, ver as coisas do ‘outro lado’ e pensar nas contradições que nos cercam. Ao tomar tais atitudes desenvolvemos um senso crítico, produzimos uma visão mais madura e temos idéias e enxergar coisas que não vimos antes.

A descrição que fiz neste último parágrafo lembra, de certa forma, as justificativas que alguns professores dão sobre o porquê estudarmos filosofia. È verdade que a filosofia a primeira vista parecer ser algo chato e inútil, as vezes é muito difícil discordar disto, porém ela apresenta algumas curiosidades e ponderações interessantes.

E quem nunca teve os seus cinco minutos de filósofo, estando bêbado ou não, sozinho ou acompanhado? Quem nunca refletiu sobre coisas toscas como: por que o pão sempre cai com o lado da manteiga pra baixo? Ou por que o super-homem usa a cueca por cima da calça? Beleza, isso pode ser tosquices nas quais só eu perco tempo pensando, mas todo mundo tem as suas próprias tosquices quem ocupam seus pensamentos , ou não?

Um dos fatores de sucesso do vídeo, além de falar de um jeito interessante de uma situação que normalmente vivenciamos, ter um desenho ‘dahora’ e um ritmo interessante, é que o seu texto apresenta um personagem filosofando sobre a espera de seu ônibus e após isso chegar a uma conclusão,como ele mesmo diz, ‘muito louca’.


segue o vídeo:


Nenhum comentário: